terça-feira, 8 de julho de 2008

Nosso país ainda tem solução?

Eu não sei o que é mais revoltante.
Cada parágrafo que leio das diversas matérias que relatam o caso do menino de 03 anos morto no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, me causa uma mistura de nojo, náusea, tristeza e revolta.
Como disse Ingrid Guimarães em seu blog, como levar a vida normalmente depois de assistir a essa notícia no telejornal? Qualquer cidadão de bem e com um pingo de sensibilidade está se perguntando isso.

Passei o dia navegando em blogs e a grande maioria deles comentava este caso. De tanto ler e comentar acabei criando um comentário único com a minha indignação e gostaria de deixá-lo aqui também:

"Essa situação não é apenas revoltante, é TRISTE! Sempre existiu o medo de sair de casa e não saber se vamos voltar, mas esse risco cresce a cada dia, porque quem deve nos defender não o faz, e agora nos agride. Mais uma vez esbarramos no problema da educação desse país. Ninguém se preocupa com as crianças do ginásio, ninguém educa os adolescentes do colegial, muito menos ensinam a questionar. As pessoas vão à faculdade por modismo, por necessidade de trabalho mediocre, não há uma formação política. A sociedade cresce como um menino mal educado. Os policiais não tem preparo, estrutura e muito menos condições psicológicas de exercer sua função. Concordo que ganham pouco, mas isso não justifica erros e arbitrariedades como essa. Demorei a ganhar um salário descente e nem por isso sai por ai errando em meu trabalho e prejudicando pessoas. Isso é edução, é senso de civilidade."

E isso vale não apenas para esse caso, como também pro caso dos PM's que deixaram a própria sorte (ou azar) 03 jovens em uma favela também no Rio de Janeiro, deixo claro aqui que não julgo a indole dos rapazes, apenas a carnificina pré pensada. E o caso do adolscente de 18 anos, também na cidade maravilhosa (???) que morreu com um tiro disparado da arma de um segurança na porta de uma balada.

Como conseguimos continuar assim?
Como posso sair de casa pra trabalhar se meu carro pode ser confundido com de bandidos?
Como posso ir pra balada se um amigo pode olhar pra uma garota comprometida e o namorado dela ter um segurança que pode atirar em mim apenas porque fui tentar conversar com eles?
Como podemos viver nessa selva que já deixou de ser de pedra ha muito tempo pra ser de trincheiras?
E ainda tenho que aguentar, no próximo semestre, políticos invadindo a minha casa pra falar sobre como poderão ajudar a sociedade?

Sem mais comentários ....

Nenhum comentário: