terça-feira, 11 de março de 2008

Mais um recorde para São Paulo!


Onde essa cidade vai parar eu não sei, mas tenho certeza que vai parar e muito antes de 2014 como previram especialistas em trânsito em uma reportagem do Fantástico.

Caos! É com isso que eu me deparo todo santo dia quando saio de casa para trabalhar. Em um circuito de 30Km eu gasto em média 90 min, sendo que o natural seriam 26 min, já que todas as vias que eu utilizo para chegar ao trabalho têm a velocidade máxima de 70km/h. Enfim essas contas me deixam ainda mais revoltada.

Pior ainda quando escuto um imbecil, sim, porque só pode ser um imbecil, dizer que a real solução para esse trânsito caótico é a cobrança de pedágios entre as grandes vias de São Paulo. Vocês acreditam??? Nem eu. E acredito menos ainda que o Fantástico teve a coragem de colocar essa entrevista no ar.

Pagar pedágio? Só pode ser mais uma piada do mesmo nível da CPMF e da Taxa do Lixo. Porra! Já pago meus impostos na compra do carro, pago IPVA, seguro obrigatório que não serve pra nada porque mesmo assim tenho que pagar um seguro particular, licenciamento e ainda querem que eu pague pedágio? Faz-me rir ...

É óbvio que a solução para esse trânsito toda é o investimento em transporte público. Aumentar as linhas de metrô e trem. Terminar o rodoanel que vai retirar os caminhões das ruas de São Paulo. Invetir em mais linhas de ônibus e usar o CET para estruturar a cidade e não apenas para multar o cidadão que muitas vezes passa pela calçada pra não matar o motorista da sua frente por estar parado há 20 minutos exatamente no mesmo lugar (eu já fiz isso, mas não fui multada).

Limpar a cidade é ótimo. Mas mais do que tirar os totens e faxadas das empresas, o grande problema de São Paulo são suas ruas e avenidas não estruturadas para sua própria população. Será que nenhum político é capaz de ter pensamentos estratégicos? Será que a única coisa que sabem fazer é lobby e gastar as verbas públicas com publicidade de um único feito importante, mas não essencial? Humpft! Nessas horas eu tenho vergonha da minha cidade.

Nenhum comentário: