sábado, 19 de maio de 2007

Conselho de gente grande

Depois de "Filtro Solar" as pessoas passaram a ter uma adimiração especial por discursos de paraninfos em colação de grau. Apesar do conteúdo dos textos ser sempre o mesmo, cada vez que leio um é como se renovasse esses conceitos dentro de mim.

Abaixo um trecho do discurso de Matthew Fox - o Jack de Lost - como Paraninfo de uma turma de formandosna Columbia University, onde ele mesmo estudou.

"Você pode ter alguma idéia de onde estará em 20 anos e alguns de vocês estarão lá. Mas se você estiver, eu garanto que você não terá se permitido correr riscos. Há 18 anos, sentado nessas cadeiras, eu lembro de um sentimento de missão cumprida e medo ao mesmo tempo. Ao definir seu futuro, a escolha mais segura pode não ser a melhor escolha (...) Vivam a sua paixão, não as expectativas que os outros têm de vocês. Troquem medo por confiança. Por fim, e mais importante, não se desculpem. Uma das coisas mais bonitas da vida é o momento em que uma pessoa pára de se desculpar por quem ela é e pelo que quer fazer e ser. Essa é a sabedoria que eu tenho para oferecer".

Lógico que a maturidade de pensar dessa forma, e mais, de entender o que efetivamente ele quer dizer com "... não se desculpem" não faz parte de um adolescente que acaba de se formar. Hoje, aos 26 anos, entendo muito mais o impacto da escolha da profissão na minha vida, e mais, entendo como sempre é tempo de mudar se estiver infeliz e que sempre podemos aprender algo novo e fascinante onde achavámos que já conhecíamos tudo.

Nenhum comentário: