terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Casamento


Esse final de semana mais um amigo casou.
Menos um solteiro no mundo, mais um casado para o meu círculo de amizades.

Eu nunca tive esse sonho na vida, casar, construir uma família, ter filhos, não tenho absolutamente nada contra, e nunca sabemos as surpresas que o destino nos guarda, mas até hoje não sonhei com o véu e com a grinalda, já sonhei sim com a festa, a bagunça com os amigos, mas isso eu posso fazer uma vez por ano no meu aniversário.

O interessante nisso tudo é que se você não quer se casar as pessoas acham que você:

1 - é um alien
2 - é homosexual
3 - está encalhada

Gente! Pelo amor de Deus!
Será que mesmo com o sexo livre, o anticoncepcional, os namorados dormindo na casa de nossos pais, as pessoas desse século ainda tem preconceito de alguém que almeja ser feliz sem casamento e sem filhos?

Ok! Não quero passar o resto dos meus dias sozinha em uma apartamento assistindo tv e fazendo palavras cruzadas, mas isso não significa que eu tenho que casar, que um padre qualquer tem que abençoar uma união com juras de eternidade se não sabemos nem se estaremos vivos até voltar pra casa no fim do dia.

Estou feliz, aliás sou feliz, com alguns picos de depressão (...) mas sou totalmente capaz de ser feliz sem precisar entrar em uma igreja com um vestido branco, sobre um tapete vermelho e velho enquanto as pessoas criticam as minhas escolhas de música, se irritam com a demora em cumprimentar os padrinhos, bocejam enquanto o padre insiste em dizer que o que Deus une o homem não separa.

Posso sim somar minha vida com alguém, mas jamais dividí-la e se não quero dividir minha vida, porque dividiria meu teto? Quer coisa melhor do que cada um ter pra onde voltar após uma discussão por ciúmes em algum aniversário de amigo? Quer coisa mais gostosa do que acordar com um bom dia do seu amor e isso não ser uma obrigação pois ele está naquele canto da cama há x anos?

Odeio quando as pessoas me olham com desgosto ou desprezo quando eu afirmo não sonhar com casamento e nem filhos. Não tenho esse lance de maternidade. Não é só porque eu nasci mulher que eu sou obrigada a gerar um ser. O mundo seria menos populoso se as pessoas achassem isso natural. Eu acredito sim que ter um filho deve ser o máximo, um sentimento sem igual, mas também acredito que eu não seria uma boa mãe e não vejo nada de ruim em ter vindo pro mundo sem esse software instalado.

Fico feliz em ver meus amigos casando, buscando seus caminhos, mas confesso que já estou ficando de bode ir a casamentos e ter sempre que ouvir as pessoas me chamando pra pegar o buque. Eu não quero um buque, não busco por isso. Cansei de olhares estranhos me fitando enquanto dezenas de solteiras desesperadas se descabelam por uma dúzia de flores acreditando que aquele é o sinal de que a felicidade está próxima.

Hello! A sua felicidade está dentro de você. Basta deixar ela aparecer, não queira um motivo. Quando sentir vontade de sorrir apenas o faça, não questione se é pelo belo dia que nasceu, ou se pelo elogio que recebeu, ou por um e-mail engraçado, apenas deixe seus lábios se abrirem e sinta a energia que corre dentro de você quando deixa isso acontecer.

5 comentários:

Chris disse...

Eu moro com meu namorado aqui na Belgica e amo.... a gente vai casar so no civil e isso nao me desespera... nao preciso do veu e nem da grinalda.... mas uma bencao cai bem... mesmo assim nao vai ter cerimonia... eu e meu namo podemos orar juntos e pedir bencao... no mais to feliz assim! e respeito todas as escolhas de vida..... a=com certeza hj em dia nao se precisa seguir padroes contanto que estejamos felizes!

bjuuuus

Ana Rosa disse...

Vou te contar, não liga para essas pessoas não, acho que não são bem resolvidas. Mas, casamento é bom, eu casei, de véu e grinalda eu queria e curti muito e já estou casada há 18 anos, casamento é muito legal, tem que saber dividir, e às vezes dizer sim, mas de resto é bom, desencana, casa só se você quiser, bjs

Anônimo disse...

Oi Fe, concordo com você, não é pq vc tem uma posição diferente que vc é um ser de outro mundo, é apenas escolha sua. Por mim e por minha love a gente apenas morava junto, ou casava no civil e pronto, sem muitos salamaleques. Essa onde de ser visto como um ET, deve ser a mesma quando eu falo que meu sonho não é ser concursado e ir trabalhar pro governo, é algo que não almeijo e ponto final, o problema são as críticas como se todos tivesse haver algo com nossas vidas. Parabéns, gostei muito do texto.

Fê Seixas disse...

Apenas pra deixar claro que eu não tenho nada contra O casamento, apenas sou contra o MEU casamento. Felicidade é o que interessa e se ela vem de véu e grinalda ou se vem de um telefone pq cada um está em uma casa não importa.
Obrigada pelos comentários!

Anônimo disse...

Oi, sou a namorada do Fabrício. Então, também acho um saco essas cobranças do pessoal. É tanta cobrança e pra nós mulheres é pior ainda, tudo é motivo de pressão: o peso, a beleza, o corpo, a pele, o estado civil, se quer ou não filhos. Tudo tem que estar perfeito e ser do jeito que os outros impõem.
Vc está certa, vá sempre pela sua cabeça, o importante é vc ser feliz.